Minha Opinião #20 - Quem é você, Alasca?

15:48 Helena Dias 5 Comments

Nota: ☆☆☆☆
Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green


Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras. Cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".




Curiosidade: "A culpa é das estrelas" é considerado o livro mais famoso de John Green, mas, na realidade, "Quem é você, Alasca?" foi o primeiro livro escrito pelo autor. 


Minha Opinião: Cara, é o segundo livro do Green que eu leio e estou sem palavras para descrevê-lo. Pra ser sincera, eu não sei ao certo como falar desse livro da maneira que ele merece. Eu tinha muitas expectativas e, ao mesmo tempo, não as tinha (se é que isso faz sentido rs).


A narrativa de Green possui certas particularidades não só originais, como estimulantes ao leitor. Não quero detalhar muito, pois não me sinto nesse direito. Mas, posso afirmar que a história do autor, escrita em primeira pessoa, traz uma ponta de mistério ao clima do livro. A única coisa que pode decepcionar é quando o leitor descobre esse mistério e percebe que não são tão originais assim. Contudo, isso não faz do livro ruim. Arrisco dizer que essa sempre foi a intenção de Green.

O livro traz uma história muito engraçada, forte e cheia de altos e baixos. Tem partes melancólicas e outras tão engraçadasque você não consegue parar de rir tanto quanto não consegue largar o livro. São coisas que acontecem o tempo todo com as pessoas e, nós, simplesmente, não percebermos (ou fingimos não perceber). Gostei muito da realidade que ele retrata a vida adolescente.


Pude perceber que esse livro, diferente do 'A Culpa é das Estrelas' (review aqui), não tem um ritmo certo. Ele começa com tudo, depois vai ficando monótono e sem graça e, por fim, vem com tudo de novo. Além disso, o livro é divido em duas partes: a primeira se passa antes de um certo acontecimento e a segundo depois do mesmo. 

A única coisa que me incomodou foi que, por algumas vezes, achei que a leitura ficou um tanto repetitiva. Achei que o protagonista, que nos narra a história, pode ser tedioso e desnecessariamente depressivo em alguns momentos, além de que achei Alasca irritante [rs].

Enfim... A mensagem que a obra passa é o que vale por tudo, na minha opinião. É um livro tão comum, mas ao mesmo tempo tão único, que emociona quem o lê.
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
[Quem é você, Alasca?]
______________________________

Ahhh, só pra lembrar: "Quem é você, Alasca?" é um dos prêmios que serão sorteados no Virada Literária
Não perca tempo e participe!!

Beijos Literários!!
Helena Dias.


5 comentários:

  1. Uau. Adorei a resenha!
    Por enquanto só li A culpa é das estrelas. Comprei esses dias Deixe a neve cair (é isso mesmo?) mas ainda não tive coragem de começar a ler. Estou receosa de o livro não ser tão bom e acabar todo meu encanto por Green rs
    To curiosíssima pra ler esse livro e os demais (principalmente Katherine). Baixei ontem o livro. Não gosto de ler no computador, mas final de ano, época de Natal, não temos mais dinheiro pra nada rsrs

    beijos!
    www.cometaseestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu considerei "Quem é você, Alasca?" melhor que "A Culpa é das Estrelas", mas, claro, essa é a minha opinião!! rsrs

      Eu também não curtia ler pelo PC, mas depois que eu descobri o ePub, achei muito mais fácil e comecei a me acostumar!!

      Beijos e volte mais vezes!!

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Ainda não li mas pretendo ler logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana.
      Leia sim. É um ótimo livro!!

      Beijos.

      Excluir
  3. Muito enigmática essa resenha..rs Também tenho ele aqui lacradinho, esperando na fila pra ler, espero que eu goste tanto quanto você gostou. Beijos.

    ResponderExcluir