[MINHA OPINIÃO] O Circo da Noite

12:46 Helena Dias 21 Comments

Livro: O Circo da Noite (The Night Circus)
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca (Doubleday, na versão em inglês)

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Minha Opinião: Eu fiquei encantada com esse livro desde que vi a sua capa pela primeira vez. Tem uma capa peculiar, completamente fora do padrão dos livros atuais e capaz de dar um ar de mistério ao livro. Linda demais!!

Bom, quando comecei a ler, eu chamava que os protagonistas de mágicos. Entretanto, no decorrer da leitura, eu comecei a achar que estava errada. Na verdade, acho que Celia e Marco (os protagonistas) são "criadores de sonhos" ou, até mesmo, "sonhadores verdadeiros".

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho a luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo"

Ao ler a sinopse, você deve ter percebido um amor, um romance entre duas pessoas. Percebeu errado, caro leitor! (rs)
Existe sim amor nesse livro, mas é diferente e, digamos, mais encantador. Acho que posso arriscar dizer que é até um sentimento mais amplo. É um amor capaz de fundir o circo e toda a magia que há nele.

A autora foi bastante intrépida ao provocar o leitor a entrar em uma história sem saber no que ela levaria e que, ao final, não tem certeza se interpretou de forma verdadeira.

A narrativa de Erin é bastante original, particular. Ela tem um jeito único de escrever (o que, na minha opinião, falta em muitos autores por aí). O foco da narrativa muda diversas vezes, pois além de Celia e Marco, existem outros personagens que agregam em muito para a história e existe o leitor. Sim, é isso mesmo. A autora conseguiu nos inserir na história de tal maneira, que eu me senti como uma autêntica rêveurs (como os fãs do circo são denominados). Ah, a narrativa é lenta, aumentando o mistério, e não apenas para completar páginas.

"Os segredos tem poder. E esse poder diminui quando eles são compartilhados, por isso é melhor que sejam guardados. Dividir segredos, verdadeiros segredos, os importantes, até mesmo com uma só pessoa, fará com que mudem. Anotar é pior ainda, pois ninguém pode dizer quantos irão ler aquilo, não importa quanto sejamos cuidadosos. Por isso é melhor guardar os seus segredos, quando os tiver, para o bem deles e o seu também."
É uma história de magia e surrealismo, baseada em um desafio, alimentado por dois grandes produtores de espetáculos.

Enfim... eu fiquei com a sensação de que esse livro não é para todo mundo, mas também não sei para quem ele seria em específico. Por isso, eu recomendo que todos tentem lê-lo, pelo menos para ter uma noção do tipo de mistério que envolve a história.


Beijos Literários!!

P.S.: Só para esclarecer, eu li a versão em inglês. Portanto, as quotes são traduções minhas. Não sei como estão na versão em português.


21 comentários:

  1. Wow, adoro mistério, já fiquei com vontade de ler, e a capa, ahhhh a capa, é realmente linda! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... Acho que vc iria gostar dele, Sa!! rsrs
      Beijos

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?

    Ótima resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ler!! Adoro quando o autor escreve de uma forma tão magnífica que consegue nos inserir na história.

    A capa dele realmente é maravilhosa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella!! Leia sim!! O livro é ótimo!! Vale a pena!!

      Beijos

      Excluir
  3. Concordo que não seja um livro para todo mundo, mas eu fiquei encantada com ele do começo ao fim! A sua resenha está perfeita, o que você disse sobre o amor foi lindo, com o seu próprio toque de magia, e fico muito feliz que você se tornou um rêveurs também! Bate o/ rs

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tici!
      Sim... é lindo, é mágico!! É um livro sensacional...

      \o

      Excluir
  4. Oi! Eu sempre tive vontade de ler esse livro pela capa, e sua resenha me deixou com vontade de lê-lo pela história em si! Fiquei super curiosa.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia leia sim. A capa não só é linda, como descreve bem o estilo do livro!!!

      Beijos

      Excluir
  5. Parece ser bem melhor do que eu esperava! Comprei esse livro há pouco tempo e ele está entre os próximos que vou ler, agora acho que ele está na lista de prioridades, porque pelo que você falou... Mal posso esperar para ver se o livro é para mim!

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo aqui para que ele seja para você, Tainah!!! #dedoscruzados
      rsrs

      Beijos

      Excluir
  6. Essa capa é linda. Me diga uma coisa, você sabe se tem algo a ver com o "O Circo Mecânico Tresaulti" ? As capas são parecidas...
    Vou tentar lê-lo =3
    Beijos

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!!! O circo mecânico ainda está na minha lista de espera, mas pela sinopse, são histórias bem diferentes, apesar das capas no mesmo estilo. O Circo Mecânico, conta a história de artistas que foram "reformados" com peças mecânicas para melhorar as suas performances. E, pelo que entendi, ele fala muito de esperanças e encontrar um porto seguro.

      Tente lê-lo sim, flor!!
      Beijos

      Excluir
  7. Ótima resenha , essa capa é muito linda e me chamou a atenção de cara ! Ele é bem falado na blogosfera e sempre me despertou curiosidade ;) Quero ler logo esse livro haha
    '' É uma história de magia e surrealismo, baseada em um desafio, alimentado por dois grandes produtores de espetáculos. '' Gostei bastante , espero ler o mais rápido possível !
    Um Grande Vício Literário *-*

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Luan!!
    Leia sim. Acho que vai gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Li esse livro faz um tempinho, mas me senti exatamente como você! Ele tem todo um ar misterioso e envolvente.. é perfeito! Super amei o livro e recomendo para todos!

    Beijinhos!

    Bia, Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Beatriz!! Esse livro é mágico demais... Lindo!!
      Beijos!

      Excluir
  10. Eu também me encantei com esse livro desde a primeira vez que o vi.
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler, tua resenha me despertou ainda mais o interesse.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  11. aiiiiiiii eu ja tava louca p/ ler esse livro agora q eu to morrendo d vontade mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana (Adoro esse nome, aliás), leia sim!! É uma leitura sensacional...

      Beijos.

      Excluir
  12. Adoro esse livro!!! Está entre meus favoritos atualmente (sou uma verdadeira rêveurs).
    Sua resenha descreve maravilhosamente o livro!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é sensacional mesmo!! Muito amor!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir