4 dicas para ler mais rápido

14:03 Helena Dias 6 Comments



Ler rápido é uma habilidade que pode te ajudar em diversas ocasiões, como ler aquele livro antes da prova aos 45 do segundo tempo, adquirir mais informação em menos tempo e etc. No meu caso e no de vários outros blogueiros literários, ler rápido pode ajudar a otimizar tempo, além de possibilitar aquela resenha de parceria com mais rapidez.

Pensando nisso, eu conversei com uma professora de literatura (amiga da minha mãe) e com a minha psicóloga. Ambas me deram umas dicas bem legais.

Se você pensa que ler rápido é sinônimo de não assimilar e/ou não entender o assunto do livro, está enganado(a). Segundo a minha psicóloga, ler rápido é diferente de ler MUITO rápido. Como assim? Mais adiante, você entenderá.

Vamos lá?

 1. Use algo que acompanhe a leitura com você

Uma régua, uma caneta ou até mesmo o marcador de página. Use algum objeto que possa acompanhar a sua leitura linha a linha. Dessa forma, você não se perde e economiza o tempo que gastaria procurando o lugar em que parou.

2. Leia silenciosamente

Antes de falar qualquer palavra, o seu cérebro tem que processar cada informação para depois distribui-las aos responsáveis pela fala. Isso desperdiça tempo. Por isso, faça uma leitura silenciosa.

3. Não mexa muito cabeça

Procure não mexer muito a cabeça e os olhos. A leitura se torna mais rápida, quando você afasta um pouco o livro, aumentando o seu campo de visão.

4. Não leia MUITO rápido

Ler rápido pode ser muito bom, mas não deixe que esse hábito faça você ler as coisas apenas por ler, sem entender o significado. A leitura rápida deve ser algo que te ajude, e não um obstáculo na sua compreensão sobre o assunto. Sendo assim, não leia mais rápido do que você pode entender.



É isso aí, galera!! Espero que tenham gostado e que tenha ajudado de alguma maneira.
Beijos!


6 comentários:

  1. Estou mesmo procurando dicas pra ler mais rápido, rsrs. Vou tentar.

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim, flor!! E me conte como foi!!

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, Helena! Agora sei porque leio muito mais rápido no computador. Minha cabeça fica parada, pois tenho todo o campo de visão necessária da tela inteira, o mouse me ajuda a me encontrar, leio apenas mentalmente e nem preciso ler rápido. Vou começar a fazer assim com os livros, curti suas dicas.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabryel. Que bom que gostou!!

      Beijos

      Excluir
  3. A parte de não mexer muito com a cabeça eu não conhecia... Muito útil esse post beijos...
    http://menteaberttatextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edilson. Fico feliz que tenha gostado.

      Beijos e obrigada pela visita! :)

      Excluir