[NOTA PESSOAL + SORTEIO] Máscara - Luiz Henrique Mazzaron

13:27 Helena Dias 39 Comments

Livro: Máscara - A vida não é um jogo
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos)
Páginas: 368
Ano: 2013
ISBN: 9788542800555


Sinopse: O mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida. Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a persegui-lo, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.
Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana…
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?


[Nota Pessoal]

Quero começar fazendo uma confissão: Gente, acho que estou gostando de uma Drag Queen!! 
É isso mesmo! Já já vocês entenderão por quê.

Dividido em seis parte mais o prólogo, Máscara é um livro (ou melhor, um jogo) que requer muito fôlego e um forte estômago, eu diria. Nele acompanhamos a vida de Liam, um garoto que viveu por muito tempo isolado do mundo e à merce dos sádicos castigos de seu tio, um carrasco ex-militar. Apesar de ter situações se passando em diferentes lugares, a maneira como Luiz descreve cada parte da história é excelente, não deixando nenhum fio solto. Isso é um ponto mais que positivo, certo? Certo! 

"Ele era o mal. Ele era aquilo o que você mais teme. Ele era a sombra que o perseguia na luz. Sua missão era achar o menino. Aquele menino era especial. O destino demandava que ele fosse eliminado."
Já que eu mencionei a descrição da história, vamos falar da escrita. Gostei bastante da forma como Luiz escreve. O autor possui certa simplicidade e delicadeza em sua maneira de escrever, desde o enredo em si até os personagens. Com muita coerência e eloquência, ele torna a leitura leve, rápida e atrativa. Toda essa capacidade de escrever se une a muita criatividade (e que criatividade) e BUM! Temos uma espécie de mundo paralelo, Domus, repleto dos mais diversos desafios e muitos zumbis. Lembra que eu disse que precisa ter um estômago forte? Então, alguns desafios desse jogo surreal são tensos, dão aquele nervosinho, sabe?! Confesso que, no início, lembrei de Jogos Mortais, mas com o decorrer da leitura percebi que não é isso. A história tem uma essência diferente, um outro conceito. Eu digo, com toda certeza, que Luiz tem personalidade, e ele mostra isso claramente nesse livro. 

" - Liam, por vários anos você perdeu contato com o mundo enquanto esteve com seu tio, mas conquistou sua liberdade com sangue e suor. Mas agora é você quem decide quem vai perder a ligação permanente com o mundo. É a sua chance de fazê-las entender a sua dor. Das dez pessoas à sua frente, cinco podem ser salvas. As outras, bem... falaremos disso mais tarde."
Falando em personagens, os mesmos são muito bem descritos. Donos de segredos e de personalidades fortes, eles são com-ple-ta-men-te diferentes um do outro - e olha que muitos personagens aparecem, hein! Acho que Luiz soube captar muito bem vários tipos de personalidades e criar personagens excelentes. Vamos falar especificamente dos "escolhidos", ou seja, aqueles que foram para Domus junto com Liam. 
Georgia é uma prostituta suspeita do assassinato de um cliente. Ela é constantemente subestimada pelos seus colegas, mas tem uma personalidade sonhadora e calma. 
Kiki tem três filhos na África e mora nos EUA há cinco anos. Dita trapaceira, ela é uma mulher um tanto submissa e sem personalidade. E eu tinha vontade de dar uns tapas nela para ela tomar um "se liga".
Mary é uma aposentada de 65 anos, com dois filhos que não ligam para ela e só querem se aproveitar da pobre idosa. Eu gostei muito de Mary; ela evita falar o que pensa, mas tem uma personalidade doce e calma. E, quando ela se solta, mostra a heroína que existe dentro dela. 
Daniel, 14 anos, morador de rua. Tendo que roubar para sobreviver, Daniel é abertamente um ladrão. Apesar dessa má fama e da pouca idade, ele parece ter mais sabedoria e maturidade do que muitos ali. É um personagem que me encantou também. 
Ramón foi afastado de seu cargo de sargento e é acusado de vários crimes, um corrupto. Sobre ele: eu queria socar a cara dele! Pronto, falei. 
Anthony, vulgo Kelly, é uma drag queen. Kelly é a personagem mais divertida desse livro, sempre com seu jeito diva de ser e muita personalidade. Tem um coração enorme e muito cuidado com as pessoas de quem gosta. Agora entendem o motivo da minha confissão? Pois é, Kelly é minha favorita, e não tenho dúvidas sobre isso.
Genevieve é considerada uma covarde, entretanto ela tem uma senhora destreza com armas e lutas. Não esperava que ela fosse assim. Para dizer a verdade, assim que eles se conhecem, eu achei que Kiki seria assim e ela seria como Kiki. Uma coisa que me surpreendeu bastante. 
Por fim, mas não menos importante, Liam, o protagonista. A  primeira impressão que tive dele foi de um adolescente lerdo que não sabe fazer nada. Irritante. Mas, conforme as coisas vão acontecendo, ele aprende a se virar sozinho e começa a dar sinais de ser a estrela do livro. Ainda (veja bem que eu disse ainda) não me conquistou por completo, mas tenho esperanças de que isso possa mudar. Vejo potencial em Liam no futuro.

Não, eu não me esqueci dele: Nero, o vilão. Eu diria que, fora a personalidade sádica e cruel, ele é um idealizador. O bad guy acredita que é uma honra ter sido escolhido para estar ali, que o jogo é uma maneira de se redimir, já que todos que estão ali não são inocentes. Quero deixar claro que não estou defendendo ele, apenas expondo o ponto de vista dele. 

Esse livro foi uma surpresa para mim, pois a sinopse dele conta pouquíssimo sobre a história. E, minha gente, tem é coisa acontecendo nesse meio. É um livro com muitos mistérios, segredos, lições e desafios cada vez mais difíceis; que vai te ensinar a pensar duas vezes antes de chamar alguém de Baby (só quem leu vai entender, desculpem! rs). Ele te traz uma sensação de aproximação tão boa que é como estar dentro de Domus, vivendo tudo ao lado dos personagens. É até complicado falar desse livro porque tem tanta coisa acontecendo que corro o risco de dar spoiler. 

'' - Sabe o que o ser humano faz para mascarar seus sentimentos na maioria das vezes?
- O quê?
- As pessoas riem e sorriem. Sorrisos falsos. Máscaras. É isso que me fascina em vocês''
Enfim...
O livro é incrível e eletrizante, com emoção de sobra. E o final, pessoal? Putz, termina em uma parte que me fez quase arrancar os cabelos. Por quê? Porque o jogo ainda não terminou.


Opa... Não terminou por aqui não!! Junto com o autor, o Café com Livro vai sortear um exemplar (autografado nominalmente) + marcadores. Preparado para jogar?


**Atenção!! Leiam o regulamento!!
a Rafflecopter giveaway

Boa sorte!! E que os jogos comecem!!
Beijos Literários!

39 comentários:

  1. oi Lena,

    Também gostei do livro, e com certeza não vou chamar ninguém de Baby!!! hahahaha.... Ou chamarei! hahahahaha.... bjs
    Só não vou participar do sorteio, pois já tenho o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tati. É melhor pensar antes!! hahahahaha

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Oi Lena! Fico tão feliz de saber que também gostou do livro, e o melhor, gostou de personagens que também gostei. A Kelly é incrível!! Mas eu gostei muito da Genevieve não sei pq rs. E eu pensei que só eu não tinha me apegado a Liam haha. Vamos esperar que ele evolua ainda mais ne. Estou ansiosa pela continuação. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente apaixonada pela Kelly!! Fato!! Rsrs

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Bom, pela a resenha, parece ser um livro com um enredo forte e ao mesmo tempo cheio de desafios. Não vou menti que associei com o personagem o Máscara kkk, fiquei muito curiosa com o desenrolar do enredo.

    wanderleadiogenes@gmail.com
    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderléa, flor, leia!! É realmente um ótimo livro!!! =D

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. OMG! Sou doida nesse livro, participando super!
    Patrini Viero
    patyvii02@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, eu preciso dizer que adorei a resenha! Acho que tu soube muito bem destacar os pontos fortes do livro. Agora tenho ainda mais certeza de que preciso ler! A história me parece envolta em um clima de mistério, que é uma das coisas que eu mais curto em literatura, e a sinopse já me deixou apreensiva pela leitura!

      Excluir
    2. Que bom que gostou, Patrini!! Boa sorte!!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Nossa, não fazia ideia de que o livro fosse assim, fiquei super empolgado e com muita vontade de ler, adoro a franquia jogos mortais, e mesmo vc só citando eu ja gostei...kkkkkk
    Adoro suspense, ação, reviravoltas e vc me deixou muito curioso em saber o porque do "baby" ahhhhhhhhhhhhh agora eu quero saber... melhor agora eu tenho que ler o livro... hahahaha
    Participando da promoção e torcendo muito pra ganhar! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha... Que bom que gostou, Douglas! Pois é, acho que não chamarei mais ninguém de Baby!! rsrs...

      Boa Sorte e obrigada pela visita!!

      Excluir
  6. nossa, fiquei super ansiosa para ler o livro, participando com certeza do sorteio, ótima resenha
    Yasmin Antonia Guedes
    yasmin_antonia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Não tinha muita expectativa sobre esse livro. Mas sua resenha me deixou no mínimo curiosa.
    Os personagens parecem ser bem construídos e esse enredo com "jogos" estilo "mata mata" me lembra um pouco Battle Royale, que por sinal é anterior aos Jogos Vorazes e bem mais interessante.
    Enfim, terror/suspense com tempero sobrenatural é sempre bem vindo!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a minha resenha te animou, Jaqueline!!
      Espero que goste o livro, e boa sorte!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  8. Adorei a resenha! Esse livro parece ser bem intrigante e cheio de mistérios... gosto muito disso ^^

    Li elogios sobre o livro e sobre a maneira que a história é abordada. Fiquei muito curiosa em lê-lo.

    Gosto de jogos e estou doida para conhecer o livro do Luiz.
    Obrigada pela resenha Helena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você, Karina pela visita e pelo lindo comentário!!

      Boa sorte!!

      Excluir
  9. Um livro diferente, não conheço o livro ainda!
    Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Não conheço o livro, mas quero lê-lo para fazer um sincero comentário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssima, Raquel!! :)

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  11. Gostei de conhecer a história neste livro. Primeira vez que leio algo a respeito dele e me amarrei na trama. Estou curiosa e vou dar uma chance a ele.
    Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom, Elizabeth!!! =D

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  12. Esse livro parece ser muito bom, além de que, por aquele trecho do livro que você colocou, a narrativa do autor parece ser muito boa. Querendo ler esse livro.
    Beijos
    lin-0812@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente bom, flor!! Se gosta desse gênero, vai adorar!!

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  13. Sempre é importante divulgar livros de autores brasileiros, somos os responsáveis para melhor propagar e incentivar nossos autores!
    Parabéns pela resenha, deixa nos leitores vorazes na expectativa para ler este livro muito interessante!@
    Participando do Sorteio, só não preenchi o Instagram por não ter o aplicativo, nos restantes participo!
    Grata!
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Temos autores muito bons, mas infelizmente a nossa literatura não é tão valorizada quanto deveria.

      Quando ao Instagram, não tem problema não era uma regra obrigatória!! ;)

      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  14. Não conhecia o livro ainda e pela resenha parece bem legal
    Se tem uma coisa que adoro é quando o livro tem personagens bem construídos, porque faz toda a diferença na leitura! A parte que desanimou é a continuação não publicada, mesmo preferindo livros com finais fechados do que esperar a continuação. Torcendo para ganhar e ter esse livro em mãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, esperar pelas continuações é sempre uma tortura, né?! haha
      Espero que saia logo!!

      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  15. Gosto de suspenses, tramas bem elaboradas e pela sua resenha dá pra perceber que o livro
    tem tudo isso. Quero muito ter a oportunidade para poder ler e desvendar o mistério por traz
    de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais um livro que mostra a capacidade dos nossos autores!! Vale super a pena!!

      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  16. Estou participando!
    Ainda não conhecia esse livro. Me parece bom!
    maiiira04@gmail.com
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal sim!!! Boa sorte, Maíra!!! =D

      Beijos!!

      Excluir
  17. Estou participando e louca para conferir o livro!
    Parabéns pela resenha e pelo blog.

    Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei este livro...quero muito ler...!
    Na resenha você diz que o livro é incrível e eletrizante, com emoção de sobra. E que no final agente fica querendo ler o próximo ...deve ser super legal...!
    denisesammy@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu tô doida pra ler esse livro! Todas as resenha que já li sobre ele indicam que Luiz fez um excelente trabalho.
    É bom ver o quanto os autores nacionais estão se destacando.

    Boa sorte pra mim rs
    kemillyams@hotmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo, Kemmy!! Boa sorte!!

      Beijos!!

      Excluir