[RESENHA + SORTEIO] Orion: O Filho das Trevas - Rodrigo Kilzer

11:12 Helena Dias 30 Comments

Livro: Orion: O Filho das Trevas
Autor: Rodrigo Kilzer
Editora: Novo Século (Selo Talentos da Literatura Brasileira)
Ano: 2014
Páginas: 366
ISBN: 9788542801965

SkoobLeia o primeiro capítulo

Sinopse: Fabio Flores tem dois melhores amigos a quem ele confia todos os seus segredos, inclusive seu amor não correspondido por sua melhor amiga, a bela e meiga Cecília, a namorada do seu maior desafeto e o aluno mais rico e popular do colégio: Luciano Albuquerque.A história de Fabio começa a tomar novos rumos após um terrível acidente em sua vida, levando-o a largar os estudos e os amigos passando a viver uma existência miserável. No auge de sua depressão, ele conhece um homem misterioso que lhe faz uma proposta tentadora.
O jovem, então, se depara com um mundo sobrenatural que não imaginava existir, cheio de surpresas e perigos. Em meio a tantos novos e importantes desafios, Fabio precisará fazer uma escolha essencial entre em quem ele se transformou e quem realmente é – o que poderá custar não somente a sua vida, mas também a das pessoas a quem ama.

[Nota Pessoal]
Para começar, tenho que dizer que esse livro foi uma surpresa em muitos sentidos. Principalmente porque eu esperava uma coisa, mas o que aconteceu foi bem diferente!! Adoro livros que me surpreendem. Já começamos com um ponto positivo.

Em 15 capítulos, narrados em terceira pessoa, conhecemos Fabio e sua vida repleta de altos e baixos. Nosso protagonista é bolsista em uma escola de elite, onde fez grandes amizades (e inimizades também) e conheceu o amor da sua vida, que namora seu maior rival dentro do colégio. Após uma terrível tragédia em sua vida, ele cai em depressão. É nesse momento que ele conhece um homem misterioso, que lhe faz uma proposta tentadora e irrecusável. E, então, tudo começa a acontecer na vida de Fabio.

A forma como as cenas são passadas é realmente excelente. Acredito que o objetivo de todo autor é fazer o leitor sentir cada emoção descrita, e afirmo com alegria que a missão de Rodrigo foi cumprida com sucesso. Eu senti desde a adrenalina das brigas até a euforia de um jogo de futebol, desde o amor que Fabio sente até seu ódio mais profundo, desde a diversão e alegria com os amigos até a dor e tristeza de uma tragédia. 

Falando nisso, os capítulos são compostos por várias cenas diferentes, mostrando o que acontece com cada personagem (que não são poucos) do livro em um mesmo momento. Imagino como deu trabalho montar todos esses capítulos sem deixar nenhum ponto solto. E, mais uma vez, Rodrigo está de parabéns pelo ótimo trabalho de continuidade na trama. Além disso, ele utiliza algumas gírias cariocas dentro de cenas em que há diálogo. Apesar de muita gente não curtir esse tipo de escrita, eu acho bem legal, pois nos permite conhecer um pouco mais a linguagem daquela região. Assim como o autor, eu sou carioca, e ler as gírias me fez sentir como se estivesse ouvindo uma conversa entre adolescentes no metrô ou na lanchonete ou na rua... em qualquer lugar. E, eu achei isso muito divertido até. Como mais um ponto adicional, achei uma escrita leve, simples, objetiva e fácil de acompanhar. 

"Foi, então, que seu corpo cedeu. Fabio entrou em um estado de estupor, seu corpo estava completamente dormente e um silêncio profundo sentenciava a sua condição. E, de repente, existia apenas escuridão."

Acho que chegou a hora de falarmos dos personagens desse maravilhoso enredo, não é mesmo? Dentro dessa história, pode-se encontrar os mais variados tipos de personalidades. Todas construídas de forma impecável. Vamos conhecê-los um pouquinho.
Guilherme é um dos melhores amigos de Fabio. A amizade deles começou na infância, teve alguns abalos, mas sobreviveu. Ele é aquele tipo de amigo com temperamento forte, mas está sempre perto quando você precisa, seja na hora da farra ou na hora do desabafo. Uma das características mais legais desse personagem, na minha opinião, é o carinho e consideração que ele tem por Fabio. Temos também Poubel, o outro melhor amigo. Não que ele não tenha o mesmo carinho que Guilherme tem por nosso protagonista, mas acho que o elo deles não é tão forte. Talvez por não ser uma amizade cultivada desde a infância. Enfim, Poubel me pareceu ser o amigo mais divertido, aquele que sempre te anima quando você está mal ou que te distrai quando você quer "matar alguém". Em contrapartida, ele se torna uma peça muito importante dentro da história. Mais importante que Guilherme, eu diria.
Acostumado a ter tudo o que quer por ser filho de um importante desembargador e a se livrar de todas as merdas que faz graças ao dinheiro se seu pai, eu lhes apresento Luciano. Egoísta, invejoso, petulante, filho de papai, falso, desonesto, cruel... eu posso continuar para sempre, mas vou parar por aqui. Essas são as principais características de Luciano. Esse mauricinho não consegue aceitar o fato de Fabio ser melhor aluno que ele e, por isso, tenta a todo custo derrubar nosso protagonista. Entretanto, Luciano tem uma coisa que Fabio não tem: Cecília. Fabio é apaixonado por Cecília desde o primeiro dia que a viu, mas infelizmente, ela caiu nos braços de seu inimigo. Cecília, por sua vez, é cega de amores por Luciano, e acho que toda a sua delicadeza e inocência não permitiam que ela visse a maldade encalacrada em seu namorado. Ela sempre acreditava em tudo que ele dizia, sem pestanejar. Confesso que eu tinha vontade de lhe dar uns tapas às vezes. Quem sabe assim ela não enxergasse a verdade?! Hahaha
Não, eu não tinha vontade de ver o casal junto. Eu torcia fielmente para Ana Clara, a melhor amiga de Cecília. Ana é apaixonada por Fabio e, assim como sua amiga, é doce, sensível, delicada e amiga de verdade. Também não estou dizendo que Fabio consegue o coração de sua amada. Isso vocês terão que ler para descobrir porque muita coisa acontece, meus caros leitores.
Completamente o oposto das meninas acima, Marine é a patricinha do colégio e prima de Luciano. Apesar de ser meio metida e petulante, Marine não é como o primo. Com o decorrer da história, podemos entender o jeito dela e o motivo pelo qual ela age de forma tão fútil. E, de fato, descobrimos que ela é uma pessoa ótima, que possui cicatrizes emocionais como qualquer pessoa normal. Devo dizer também que depois que conheci a Marine de verdade, ela se tornou minha favorita.
Adicionando muita sobrenaturalidade, Sammael é o homem tão misterioso que aparece na vida de Fabio, com a "solução de seus problemas". Não falarei muito sobre ele para que vocês descubram melhor quando mergulharem nessa leitura, mas posso adiantar que ele é traiçoeiro e manipulador. 
Por fim, temos nosso protagonista, Fabio. O jovem tem uma personalidade incrivelmente forte. Mesmo levando uma vida simples, Fabio não esconde quem é dentro das paredes de seu colégio. Ele mostra o quanto é determinado e batalhador. E isso é o que faz do nosso protagonista um herói de verdade.

Existem mais dois personagens que eu não gostaria de me aprofundar muito, pois acredito que eles terão um destaque maior na continuação. Sim, lindos e lindas, tudo indica que haverá uma continuação. Esses personagens são Soren e Ludovico. Basicamente, Soren passa a sensação de ser um homem ambicioso e que gosta de tudo a seu modo. Já Ludovico, é o lacaio de Soren e está sempre pronto para servir e obedecer seu mestre. 

"Não havia mais motivos para ela ter medo do escuro, pois agora ela conseguia ver além da escuridão."
O ocultismo é bastante presente nessa obra, e, como eu estudo sobre há mais de 10 anos, achei muito legal. Mesclando o real com o fictício, Rodrigo consegue expor esse lado da obra de uma maneria sinistra e assustadora em alguns pontos. Tem doses maravilhosas de magia durante toda a trama, tornando as coisas bem mais surreais, digamos assim. Não sei bem porquê, mas a música Black as the Devil Painted, do Theatre of Tragedy, me vinha à cabeça. E, por fim, acabei me rendendo e passei a escutá-la durante a leitura. Rsrs

A única coisa que não me convenceu muito foi a parte em que Fabio aceita a proposta de Sammael. Achei que ele aceitou tudo com muita facilidade. Entendo que ele estava em um momento de fragilidade e com o emocional abalado; mesmo assim, sendo Fabio um jovem de personalidade forte e um tanto difícil, eu pensei que haveria certa relutância da parte dele. Mas, isso é um fator mínimo se comparado a grandeza dessa obra.

Enfim...
Muito mais do que uma literatura fantástica, esse livro é uma crítica social; trata de preconceitos, corrupção, tráfico, violência, desigualdade e ensina o quanto os princípios básicos da humildade são importantes na criação e formação de um ser humano de bem.

Eu mal posso esperar pela continuação porque o final foi intrigante e ainda mais suspeito! 

"E quando, finalmente, o medo e a loucura tivessem dominado sua vida, ele iria aplicar-lhe o golpe de misericórdia."


Opaaa, espera aí, que ainda não terminou. 
Primeiro gostaria de agradecer ao Rodrigo pela oportunidade de resenhar seu livro e também por ter enviado um exemplar extra para sorteio. Muito obrigada mesmo pela confiança!!

Isso mesmo, meus amiguinhos devoradores de livros, vocês terão a chance de ler esse livro mara!!! Basta preencher o formulário abaixo. E, não se esqueçam de ler as regras:

♦ Preencher os formulários (Rafflecopter) com as opções obrigatórias. Então, as chances extras serão liberadas. (caso não saiba utilizar, clique aqui)
♦ Ser residente em território nacional.
♦ O ganhador terá 3 dias para responder ao e-mail. Caso contrário, haverá um novo sorteio.
♦ Não nos responsabilizamos por danos ou extravios causados pelos Correios.
♦ Caso o livro retorne ao remetente por causa de endereço incompleto ou impossibilidade na entrega, não será refeito outro envio. E o sorteio será refeito.
♦ O sorteio terá início dia 09/06/2015 e término em 06/07/2015.
♦ O resultado sairá até 3 dias após a data final.
♦ O livro será enviado pelo blog dentro do período de 45 dias úteis após a divulgação do resultado. (O ganhador será informados sobre isso por e-mail)
♦ Perfis fakes ou utilizados apenas para participar da promoção serão desclassificados.

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a todos!!!


30 comentários:

  1. Oi Lena,

    Sua resenha ficou ótima. Gostei muito da história e eu já tinha visto essa capa em algum lugar. Parece ser legal. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tati!! Que bom que gostou!!

      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a resenha Lena. E agora que sei que você curtiu, fiquei mais interessada. Não canso de dizer que você sempre sabe captar detalhes do livro e expressá-los de uma maneira que fique bem entendido para o leitor, sem dar spoiler, claro! haha. Espero poder ganhar! Já estava de olho nesse lindinho ai.. eu queroooooo haha

    ResponderExcluir
  3. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que livro que parece ser muito bom!! Gosto de mistérios, suspenses!! E você disse que o livro te surpreendeu!! Gosto disso, quando tudo não é tão óbvio!! Já está na minha lista de leitura!! Participando e torcendo muito!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é muito mais gostoso quando nos pega de surpresa, né?! Haha

      Boa sorte!! =D

      Excluir
  5. Adorei a resenha *-* Além da sinopse marcante, sei que vou me dar super bem com mistério e suspense u.u

    Abraços,
    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rodolfo!! Espero que tenha oportunidade de ler!!

      Boa sorte!! =D

      Excluir
  6. Gosto de suspense, uma trama boa!! E esta parece ser!! O livro é até grandinho, mais de trezentas páginas e a cada uma os leitores vão ficar na expectativa!! Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Francisca. E o trabalho de continuidade do autor é muito bem feito!!

      Boa sorte!! =D

      Excluir
  7. Oieee!! Boa Tarde...
    Adorei sua resenha, ficou com aquele gostinho de quero mais. Parabéns! Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Esse gostinho dá mais vontade de ler!! Haha

      Beijos!!

      Excluir
  8. Adorei a resenha, gostei muito da história, já está na minha lista de leitura.
    Participando e super na torcida! Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, flor!!!

      Boa sorte e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  9. Oi, Gostei muito da sua resenha.
    Eu tive duas surpresas, a primeira é essa historia, pela capa eu imaginava outra coisa. Eu simplesmente adorei e fiquei muito curiosa para ler esse livro.
    E a segunda é por ser um livro brasileiro, eu descobri conforme fui lendo. Isso me deixou mais animada com essa leitura.

    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, Thaís, que bom!!! Fico muito feliz que tenha gostado e se surpreendido.

      Boa sorte e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  10. Que decisão difícil Fábio vai ter que tomar, decidir que ele é ou em quem se tornou!! A sua vida corre perigo as de quem ele ama!! Uma história que parece prender o leitor do começo ao fim! Participando e torcendo!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marie!! A vida não está fácil para Fábio!! Rs

      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  11. Eu já tinha visto esse livro mas nunca imaginei que a historia era essa e muito menos que era de um autor brasileiro.
    Gostei bastante da premissa e com certeza leria esse livro. Sera que esse livro teria uma continuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaisa. Eu creio que ele tem continuação sim porque o final dá a entender isso. Só não foi lançada ainda.

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  12. Gostei muito da premissa do livro. Não conhecia esse livro, gostei muito dele e ainda mais por ser nacional.
    Cada dia aparece mais autores brasileiros bons.
    Eu quero muito ler esse livro, eu realmente gostei.

    augustobarbosa.66@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Sim, temos muitos autores excelentes!!!

      Beijos e obrigada pela visita!! =D

      Excluir
  13. Assim que vi esse livro achei que se tratava de uma abdução Alienígena.
    Estou muito curioso para saber sobre toda essa historia. A premissa é muito boa, não tem como não ficar curioso.
    Gostei muito da sua resenha, foi muito bom conhecer esse livro.

    thiagorozaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro me surpreendeu muito porque também pensei que fosse outra coisa!! Haha...
      Que bom que gostou da resenha!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  14. Gostei muito da premissa desse livro, foi uma surpresa muito boa saber que é de um autor brasileiro. Estava mesmo procurando um livro para ler, tenho lido muitos romances. Acho que já achei a minha próxima leitura.
    Sua resenha conseguiu me prender e me deixou querendo saber mais. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom, Kelis!! Nossa, fico tão feliz quando consigo passar as coisas que senti para vocês!! Muito obrigada!!

      Beijos e volte mais vezes!! ;)

      Excluir