[RESENHA + SORTEIO] DELIRIUM - CARLOS PATRICIO

14:24 Helena Dias 27 Comments

Livro: Delirium
Autor: Carlos Patricio
Editora: Página 42
Ano: 2014
Páginas: 226
ISBN: 9788564590700





Sinopse: Desordens. Distúrbios. INSÂNIAS! Este é o tema de Delirium.
Nesta coletânea de contos o autor preza, sobretudo, pela diversidade e a originalidade. Pois em que outro livro você encontraria realidade virtual, experiência com alucinógenos, assassinos sádicos, debates sobre crenças e religião, um desabafo a la Kafka, e, até mesmo, os infortúnios de uma fofoca? Uma culinária diversificada e bem temperada para todos os paladares.


[Nota Pessoal]

Delirium é uma coletânea de oito contos que seguem o padrão suspense/terror, mesclando originalidade, críticas e diversidade. São situações e personagens diferentes, mas com uma característica em comum: o terror. Interpretem como quiser, pois o terror pode aparecer de várias formas e com as mais diversas faces.

Antes de começar a falar dos contos, vamos falar da diagramação linda desse livro. Vocês sabem muito bem que não sou de falar de diagramação, a menos que a mesma mereça ser mencionada. E essa merece. MUITO. Folhas negras e ilustrações em P/B - que são lindas - no início de cada conto. Numeração das páginas na lateral da folha, também de uma forma diferente. Realmente, o diagramador está de parabéns!! (oremos por mais diagramações assim)

Antes de mais nada queria dizer que: NÃO PULEM O PREFÁCIO. Sei que algumas pessoas não tem o costume de ler essas partes, mas, gente, come on! São partes importantes do livro. Parem com isso!! Principalmente, porque o desse livro, apesar de curtinho, é muito bem escrito e merece ser lido. Tá bem? Então, tá bem!

Voltando... Como eu disse anteriormente, temos oito contos compondo esse livro. Tais contos são incomuns, originais e agressivos de uma maneira construtiva. Mas, vamos ao que interessa: conhecer um pouquinho os textos desse livro.

Doutor Sádico
Um conto pesado, com cenas fortes, que te leva por uma viagem dentro da mente doentia e nojenta de um psicopata. 

Imagina começar um livro de contos e logo no primeiro ter as suas estruturas abaladas? Pois foi exatamente o que me aconteceu. Doutor Sádico nos mostra um pouco sobre como as coisas são processadas dentro de uma mente insana. A perversidade e repulsa que esse personagem carrega consigo é viciante. Viciante de uma forma que te faz querer saber mais sobre o que ele pensa, do  que ainda é capaz e, principalmente, se a sua loucura tem limites. Além disso, as referências literárias presentes nesse conto são sensacionais e mostram pesquisa e conhecimento por parte do auto. 

Aliás, preciso dizer que esse foi o meu conto favorito?? Haha

"É, o pavor cega... Mas também acorda."

Truco!
Violência. Com um tema comum e atual, esse conto chega com cheiro de muito mistério.


Esse texto é bem curtinho, mas muito bem trabalhado em seus detalhes. Carlos soube descrever o medo de uma forma sensacional; meu coração palpitava junto com o personagem. Entretanto, o final não me surpreendeu muito porque acabei deduzindo o que tinha acontecido. 

"Não dormi direito. Quando a ficha caiu, meu sono se deparou com as barreiras da reflexão."

Agoniado
Expressa os pensamentos e atitudes de uma pessoa que sofre de ansiedade. 


Simplesmente incrível. Esse conto mostra perfeitamente como trabalha uma mente ansiosa. O título realmente faz jus ao conto, pois for dessa forma que me senti ao acompanhar um ataque de ansiedade do protagonista. Tentei me colocar em seu lugar e me imaginar vivendo aquela situação. A agonia que eu senti foi imensa; precisei, inclusive, parar um pouco a leitura e beber um copo de água. 

"Não sei o que fazer, nem para onde ir; esta minha pressa não faz sentido, mas não consigo controlá-la."

Telefone Sem Fio
Fofoca. Sim, a maldita fofoca. Um conto que mostra as suas consequências e, ainda, a barreira de uma doença terminal repentina impedindo que as coisas sejam esclarecidas. 

Olha, gente, como eu ODEIO FOFOCA. Não me meto na vida de ninguém para não dar o direito de que alguém se meta na minha. #MomentoDesabafo
Bom, esse conto não me agradou muito confesso. Não por ter a fofoca como tema, mas porque eu achei a coisa da doença terminal meio desconexa. Entendo qual era o objetivo do autor, mas esperava uma saída mais condizente com todo o enredo. Fora isso, a rede de intrigas e especulações que temos nesse conto foi ótimas; construída de uma forma que faz lembrar um filme (ou novela - não sei, não assisto. Rs). Além disso, também gostei do jogo de caráter que há na história, mostrando que as pessoas nem sempre são o que aparentam ser.

"A mãe de Guiga, que sempre tratara Ricardo como um filho, ficou apavorada ao ver o seu estado cambaleante."
A Questão de Todas as Questões 
Um discussão afiada sobre um tema polêmico até os dias de hoje: Religião x Ciência.

Através de citações, esse texto é um completo debate lotado de argumentos excelentes, capazes de convencer até os mais céticos. O melhor de tudo é o final aberto dessa história (adoro finais abertos), estimulando o leitor a pensar e tirar as conclusões que preferir.

"Atraído desde sempre pela medicina, Daniel nunca se desinteressou pelas questões maiores, sobre onde tudo isso se escondia [...]
[...]
Deus existe?"

O Outro Mundo de Henrique
A vida monótona e rotineira de um protagonista que busca se refugiar em um mundo imaginário cheio de cenários psicodélicos.

Acredito que esse conto é o mais leve desse livro. É a descrição de um ato muito comum na vida da maioria das pessoas. No início, pensei que ele, o protagonista, estava sob a influência de alguma droga alucinógena. E fiquei com a sensação de que essa era a intenção do autor. Achei ótimo que o final foi tão comum e tão grande em sua simplicidade, arrancando-me um risinho divertido.

"Agora era uma batalha de vida ou morte, um duelo."
Pouco antes da virada
Um poema melancólico sobre as lamentações de um personagem doente.

Através desse poema, a doença mostra seu poder. Um relato que mostra claramente as sensações de uma pessoa que sofre sozinha e que está de mãos dadas com a morte. Triste, mas lindo ao mesmo tempo.

"É ruindade desejar
Que sozinho eu não vá?
Sinceramente, não sei..."

Lindos Sonhos Dourados
No último conto do livro, temos a história de um jovem que busca descontar seus conflitos familiares e inseguranças em atos rebeldes.

Foi interessante acompanhar a jornada de Guliver. Por vezes, me peguei pensando nos meus próprios atos quando estava entrando na fase adulta e ao mesmo tempo descobrindo quem eu sou. Minhas atitudes foram precipitadas e imaturas, assim como as do protagonista. Muita coisa poderia ter sido diferente, se ele fosse mais tolerante e buscasse um diálogo maior com seus pais (minha opinião, hein, gente). De qualquer maneira, é uma história que retrata muito bem os acontecimentos na vida de muitos jovens, e acredito que o autor soube captar bem a essência da coisa toda. 

"Eis que, sem aparente razão, uma agitação inesperada e feroz decidiu nascer na alma ferida de Guliver, fruto de pequenas cicatrizes internas que, somadas, resultariam em estouro."

Ler esse livro é como sentar numa mesa com pessoas que você não conhece, que detêm opiniões que divergem completamente das suas e, juntos, começarem a conversar sobre os mais diversos assuntos. Você sente as suas emoções à flor da pele e seus pensamentos se colidirem, fazendo com que reveja seus conceitos e opiniões.

Recomendo o livro sem dúvida alguma. Entretanto, Delirium não é para qualquer pessoa, e isso posso afirmar com toda certeza do mundo. Para um leitura tranquila, você precisa ter a mente aberta, aceitar opiniões e saber o poder de um bom argumento. Isso durante todo o tempo de leitura. E se esse não for o seu caso, sinto lhe informar, caro leitor, mas esse livro não foi feito para você.



Opaaaa, não termina por aqui não!! Tem sorteioooo!!


Preencham o formulário com atenção e não esqueçam de ler o regulamento logo abaixo do formulário!!

a Rafflecopter giveaway

REGULAMENTO:
• Preencher os formulários (Rafflecopter) com as opções obrigatórias. Então, as chances extras serão liberadas.
• Ser residente em território nacional.
• O ganhador terá 3 dias para responder ao e-mail. Caso contrário, haverá um novo sorteio.
• Não nos responsabilizamos por danos ou extravios causados pelos Correios.
• Caso o livro retorne ao remetente por causa de endereço incompleto ou impossibilidade na entrega, não será refeito outro envio. E o sorteio será refeito.
• O sorteio terá início dia 15/10/2015 e término em 15/11/2015 às 23:59h.
• O resultado sairá até 3 dias após a data final.
• O livro será enviado pelo autor dentro do período de 45 dias úteis após a divulgação do resultado. (O ganhador será informados sobre isso por e-mail)
• Perfis fakes ou utilizados apenas para participar da promoção serão desclassificados.

BOA SORTE A TODOS!!

Beijos Literários!

27 comentários:

  1. He-le-na! Eu já tinha visto esse livro no facebook mas não imaginava que era tão interessante! Como eu já me amarro em contos haha, eu fiquei interessada. E que diagramação!!! Eu só sei que preciso urgente desse livro rsrsrs. Senti uma conexao com o conto da ansiedade hein haha. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... Sa, vc vai adorar esse livro. Certeza!!! Hahah

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lena,

    Ainda não tinha visto esse livro. Parece ser uma leitura bem densa e tensa. Realmente acho que não é um livro pra mim.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já imaginava que não é muito seu estilo, Tati!! Hahahah...

      Beijos.

      Excluir
  3. Ainda não conhecia este livro.
    Sem face. Boa sorte a todos e uma ótima leitura ao ganhador(a).

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Fran, que pena!!! Mas, quem sabe em um próximo sorteio?!

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Primeira vez que vejo sobre esse livro e achei bem interessante *-*
    Eu sou esse tipo de leitor, tenho a mente aberta e gosto de ouvir as opiniões de todos, achei bacana o livro passar esse sentimento de vc sentar na mesa com pessoas desconhecidas e com opiniões muito diferentes da sua, já quero ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse livro não é para qualquer pessoa. Principalmente por abordar temas um tanto polêmicos.

      Obrigada pela visita e boa sorte!!

      Excluir
  5. Não conhecia esse livo, mas depois dessa resenha perfeita, já quero ele.
    A Diagramação não poderia ser mais linda.
    A ideia de uma coletânea de 8 contos me atrai muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação é linda mesmo! E os contos muito bons!!
      Que bom que gostou da ideia de reunir diversos contos!!

      Obrigada pela visita e boa sorte!!

      Excluir
  6. O nome já é forte. Pensei ser uma única história e descubro que são contos. Gosto de terror e acho que gostaria de ler os 8 contos porque me cativaram pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que legal que a resenha te convenceu a ler. Fico muito feliz em saber disso. Hahaha

      Obrigada pela visita e boa sorte!!! =D

      Excluir
  7. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Pensamento positivo para ganhar o sorteio!!! Rs

      Beijos.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sua obra é completa, em todos os sentidos literários. O autor nos mostrou sua evolução e todo o seu talento em páginas perfeitamente recheadas de palavras, formando pequenas histórias fascinantes.Sonhos Dourados”, conto que finaliza o livro Delirium, nos mostra uma emocionante história sobre indiferença, raiva e desprezo.
    Solange Nascimento
    sol.antuano@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma obra sensacional, Solange!!! Gostei muito!!!

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  11. Participando e torcendo
    seguidora : rafaela rodrigues
    e-mail: rafaelareceitas@gmail.com ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, flor!!!
      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  12. Comprei um para mim e outro para a minha filha, diretamente com o autor - que, por sinal, é muito simpático -, porque havia lido só bons comentários a respeito. Sua resenha está muito boa! A diagramação realmente merece destaque. Espero que seja meu primeiro livro lido em 2016! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deni. Sim, o autor é um fofo!! E a diagramação realmente mereceu ser mencionada. Rs
      Espero que goste bastante do livro.

      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  13. Onde compra esse livro ? Pelo amor de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos. Você pode comprar diretamente com o autor. Eis o perfil dele: https://www.facebook.com/carlos.patricioalberto?fref=ts

      Espero que goste!! =D
      Beijos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir