[Resenha Premiada] Demontale: As matadoras do submundo - Vários Autores

17:27 Helena Dias 10 Comments

Livro: Demontale: As matadoras do submundo
Autores: Alessandra Tapias, Daniella Rosa,Glau Kemp, Leandro Zapata, Lu Martinho, Luisa Soresini, Nana Lees, Patrícia L. Boos, Paulo Fabian, Samara Motta, Vanessa Corsant, Viviane Xanthakos, Geana Krause, Amanda Ágatha Costa, André Mafra, Caroline Defanti, Susana Silva, Nanda Cruzo, Edis Henrique, Francine Cândido, Géssica Marques, Jéssica Driely, Maurício R. B. Campos, Lilah Prates, Mayara F. Costa, V. K. Macedo, Daniele Oliveira, Yan Boos e Yara Prado.
Editora: Arwen
Páginas: 374
Ano: 2016
ISBN: 9788568255612

Sinopse: Era uma vez...uma rainha muito má, que queria controlar todos os reinos dos contos de fadas. Cansada dos finais felizes — principalmente das bruxas e madrastas incompetentes — resolve fazer um pacto com o bom senhor das trevas, Mefisto, para conquistar o poder de Taleland. Porém, o dissimulado demônio começa a agir sozinho, possuindo o corpo dos príncipes e transformando-os em Generais das trevas a fim de trazer o submundo aos domínios. Bestas, espíritos e criaturas infernais, começaram a aterrorizar os contos de fadas e cabe às princesas derrotar as trevas e expulsar Mefisto do corpo de seus amados, para assim salvar todo o reino. O que será que vai acontecer nesta batalha épica, onde as mocinhas terão que se tornar verdadeiras guerreiras? Conte-nos vocês! Convocamos todas as princesas dos contos de fadas para embarcar nesta aventura! Peguem suas winchesters e seus kits contra as trevas! A caçada começa agora!

[Nota Pessoal]

Demontale é um antologia nacional de contos fantásticos que se passa em um mundo mágico dominado por um senhor das trevas chamado Mefisto. Após um pacto com uma rainha má, o demônico decide agir sozinho, possuindo príncipes e os transformando em generais das trevas. A única esperança dos reinos encantados são suas princesas. Cada conto presente nesse livro narra a história de uma princesa diferente e como ela destruiu e baniu Mefisto dos reinos dos contos de fadas.

Assim que li a premissa com a qual os autores teriam que trabalhar fiquei bastante empolgada. O tema escolhido é muito interessante e, além disso, o foco em personagens femininas fortes, chama muito a minha atenção. Por isso, assim que surgiu uma oportunidade, solicitei o livro para a editora. Em adicional, os contos são curtos (de 3 a 5 páginas apenas), deixando a leitura bem rápida e tranquila.

Diferente de um livro com apenas um autor, as escritas são dos mais diversos estilos. Podemos passear entre o rebuscado e o simples apenas virando a página. Apesar de ser algo bem excitante e divertido, algumas maneiras de relatar a história não me agradaram e, por coincidência, os respectivos contos também não conseguiram me encantar, sendo, por vezes, sem qualquer emoção, envolvimento ou até mesmo um tanto infantis. Alguns autores com mais de um conto na obra tinham a primeira história muito boa, mas as demais não tinham o mesmo nível, e isso é meio decepcionante.

A diagramação do livro é linda. Arrisco dizer que é uma das mais bonitas que já vi da editora. A capa também não fica atrás. Talvez a única coisa que me incomodou foi o uso da mesma tipografia no título e subtítulo. Dá a impressão de que tem muita informação, o que não é o caso. Outra coisa que deixou a desejar foi a revisão. Tem muitos erros de ortografia e pontuação, além de palavras faltando. Isso atrapalhou um pouco a leitura, uma vez que eu tinha que reler a mesma frase algumas vezes para poder entender melhor.


Não me entendam mal, achando que eu não gostei do livro. Porque eu gostei, principalmente porque muitos dos contos fogem do padrão que já conhecemos, dos esteriótipos, do que a sociedade julga correto e essas coisas. Temos até uma mulher pirata, não uma pirata qualquer, mas a capitã do Maçã Envenenada. Olha só que f***! E a princesa exorcista?! Pois é, gente, tem muita coisa bem interessante nesses contos. E, mesmo que eu não tenha morrido de amores pelo livro, achei uma leitura muito boa e agradável. Também curtir a leveza nas histórias, apesar do tema mais dark.

Enfim... Os contos cumprem o que foi proposto, mas senti muita falta de tempero na maioria das histórias. Algumas são ótimas e prendem o leitor, mas, no geral, são bons. Consequentemente, o livro é bom. E só.

Beijos Literários!!




Opaaa... espera que não acabou não!! Tem sorteio... Isso mesmo. O Café com Livro vai sortear um exemplar de Demontale. Não precisa se assustar porque as regras são muito simples. Vamos lá.

REGRAS
• Ser inscrito no canal do Café com Livro
• Curtir a página no CcL no Facebook
• Curtir a página da Editora Arwen
• Compartilhar essa resenha em qualquer rede social, EM MODO PÚBLICO
• Preencher esse formulário: https://goo.gl/forms/FU1hBJ0JwSnEbJHp1

BOA SORTE A TODOS!!
=D

10 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, curto muito contos, parece bem interessante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi cada uma dessas histórias.

    ResponderExcluir
  2. Que diagramação é essa, minha gente? Amo contos, tão pequenos, rápidos de serem lidos e compreendidos. Com certeza irei querer lê-lo. Gostaria muito que você dissesse que o livro é ótimo e não apenas bom kk. Entretanto, sua resenha foi ótima, expôs seu ponto de ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação é linda mesmo!! Também queria ter achado ótimo Rsrs

      Boa sorte!! =D

      Excluir
  3. O livro é de contos, gosto deste tipo de escrita!! Achei interessante a abordagem dos autores ao que refere às princesas, mulheres destemidas e corajosas!! O livro tem mais de 350 páginas, achei ele meio grandinho. Espero gostar da leitura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem grandinho mesmo. E como os contos tem o mesmo estilo, às vezes fica meio repetitivo. Mas tem histórias bem legais.
      Boa sorte!! =D

      Excluir
  4. Oieeee!!! Eu sou a Alessandra do primeiro conto!! Espero que tenha curtido a Evangeline ♥ Vou compartilhar o sorteio do livro ♥
    Bjksssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee... Gostei sim. O primeiro foi um dos que achei mais interessantes, criativos, sabe?! Parabéns pelo talento!!
      =D

      Excluir
  5. Achei bem legal!!! Vou acompanhar o Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Obrigada, Martha!! Espero que goste cada vez mais!!
      Segue o blog pelo facebook pra acompanhar as novidades!! http://facebook.com/cafecomlivroo

      Beijos!! =D

      Excluir